Para subir, você deve tomar cuidado para não cansar muito, enquanto na descida preocupe-se em não se lesionar, explica o educador físico.
Como diria o físico Isaac Newton, tudo que sobe, desce. E na corrida também é assim. Invariavelmente se você subir uma ladeira vai ter que descer. Mas qual seria a melhor forma?
O profissional de educação física Fernando Simões ajuda a resolver esse enigma dando algumas explicações sobre como fazer uma melhor corrida nessa situações.
– Correr na subida e descida são coisas bem diferentes. A biomecânica e estratégias também são. Para subir, você tem que tomar cuidado para não cansar muito. Enquanto na descida deve ter cuidado para não se lesionar. Precisa aumentar a frequência de passada, elevar mais o joelho e movimentar o braço. Você tem que evitar de travar o movimento e nunca pisar com a perna toda esticada. Utilize o calcanhar primeiro e depois o meio do pé para fazer da ponta uma mola. Ao contrário da subida, quando faz uma passada mais curta, na descida você alonga mais – afirmou Fernando.
É importante ter sempre em mente que mesmo tendo feito muito esforço para subir, o trabalho não termina. Na descida, cansado ou não, todo corredor deve prestar atenção e não relaxar. É nessa hora que as lesões acontecem. Um bom corredor sabe avaliar se o grau de esforço torna-se necessário. Até mesmo um atleta profissional reduz a velocidade e anda na ladeira em vez de correr. Tudo, é claro, para se poupar.
– É importante você fazer treinos específicos. Tanto de corrida quanto de musculação na academia. Abdômen fortalecido, região paravertebral, glúteos e panturrilha. Agora, na descida é o quadríceps. Não se deve treinar subida ou descida quem tem histórico de hérnia de disco, problema na coluna ou cervical – encerrou o professor.
Fonte: Eu Atleta | Foto: Agência Getty Images

