Dores no ombro, o que devemos saber sobre o tratamento?

Quer ter saúde mental? Trabalhe a seu favor
abril 13, 2021

As queixas de dores no ombro são mais frequentes do que muitos imaginam, visto que a incidência nesta articulação é de 29,3 por 1000 pessoas-ano, com maior prevalência em mulheres e pessoas entre 45 e 64 anos.

Entre as pessoas com dor no ombro, a síndrome pinçamento subacromial tem a mais comum representa 36% do transtorno do ombro. Na verdade, a tal de síndrome definida na literatura nada mais é do que um termo genérico para mostrar que algo pode estar acontecendo no espaço subacromial, onde passam tendões do manguito rotador, tendão da cabeça longa do bíceps e a Bursa.

Quais as causas destes problemas? Acreditem, isto ainda gera muita discussão entre pesquisadores e clínicos, não tendo um consenso sobre o assunto. Mas não fique frustrado! Há o que fazermos para ajudar nestes sintomas que podem afetar em muito a qualidade de vida dos pacientes!

Um trabalho de grande relevância clínica publicado em setembro de 2017 na British Journal of Sports Medicine teve como objetivo realizar uma bela revisão a fim de nos fornece uma visão abrangente da eficácia de intervenções não-cirúrgicas relevantes para pacientes com tais problemas. Este estudo apontou que exercícios devem ser considerados como essenciais para tais pacientes, associados com algumas técnicas, as quais se destacam a terapia manual e laserterapia. Mostraram também que o uso de anti-inflamatórios não esteroides e corticosteroides são superiores ao placebo, no entanto, não está claro que são superiores ao exercício.

Fique atento e procure um bom Fisioterapeuta que siga boas evidências científicas.

Pesquisa: Steuri R, Sattelmayer M, Elsig S, Kolly C, Tal A, Taeymans J, Hilfiker R. Effectiveness of conservative interventions including exercise, manual therapy and medical management in adults with shoulder impingement: a systematic review and meta-analysis of RCTs. Br J Sports Med. 2017 Sep;51(18):1340-1347.

Fonte: Grupo Equality

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!