Exercício físico e desgaste articular, qual é a preocupação que devemos ter?

Há como prevenir os famosos desgastes nas cartilagens do joelho?
março 4, 2021
Quer ter saúde mental? Trabalhe a seu favor
abril 13, 2021

Hoje em dia felizmente já é muito comum escutarmos que o exercício é um grande remédio. Torna-se comum recebermos boas informações de que a atividade física é boa para nosso coração, para os nossos pulmões, para os ossos e até mesmo para o nosso cérebro.

Sabemos também que tais atividades podem contribuir para a perda de peso, para controlarmos possíveis alterações metabólicas e até para diminuirmos nosso stress do dia a dia. Pautado nestas boas informações, muitos atualmente tem buscado atividades de baixo custo financeiro, como por exemplo a corrida, para ajudar na melhor qualidade de vida. Que ótimo!

No entanto, ainda há uma dúvida que paira no ar: será que a corrida é causadora de problemas articulares, como a osteoartrose, e que no futuro teremos grandes problemas de dores e de função devido ao impacto causado nesta atividade?

Fique tranquilo! Estudos demonstram que a corrida recreativa não é apenas boa para sua saúde geral, mas também beneficia seus joelhos e quadris. Apenas 3,5% desses corredores desenvolvem artrite do quadril ou joelho. Já um estilo de vida sedentário aumenta o risco de artrite do quadril ou joelho em 10,2%.

Desta forma, não se preocupe com isto! Faça atividades físicas, mas busque seguir modelos de treinamento que respeitem suas características fisiológicas, sem exagero, com uma exposição muito gradativa à atividade proposta a fim de que seu corpo se adapte de forma adequada. O exagero sim é um grande vilão neste contexto!

A corrida recreativa não é apenas boa para sua saúde geral, mas também beneficia seus joelhos e quadris – apenas 3,5% desses corredores desenvolvem artrite do quadril ou joelho. Um estilo de vida sedentário – não correr – ou competir como um corredor de elite aumenta o risco de artrite do quadril ou joelho em 10,2% e 13,3%, respectivamente.

Procure um bom fisioterapeuta que se pauta em evidências científicas para te orientar!

Fonte: Running and Osteoarthritis: Does Recreational or Competitive Running Increase the Risk? J Orthop Sports Phys Ther. 2017 Jun;47(6):391. Por: Grupo Equality

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!