A dor nas costas já é considerada um dos grandes problemas de saúde pública mundial. Apesar da frequência, em cerca de 85% dos casos não é possível obter um diagnóstico preciso, sendo mais adequado defini-la como dor nas costas inespecífica. Sendo até o diagnóstico específico da doença algo complicado, imagine a quantidade de mitos que existem sobre dor nas costas. Pensando nisso, listamos os principais mitos sobre a dor lombar:
– Eles raramente são necessários. Geralmente o diagnóstico pode ser feito com o exame presencial.
– É seguro desde que feito de forma correta – dobrar os joelhos e abaixar o tronco até a altura do objeto, preservando a anatomia da coluna.
– As causas geralmente são diversas e envolvem, não só aspectos físicos diretos, como também aspectos ligados aos hábitos do dia a dia, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo, etc.
– O ideal é manter-se em movimento com a orientação de profissionais qualificados. Repouso absoluto pode não só agravar o problema como ampliar a percepção da dor devido ao fator psicológico associado.
– Quadros de dor, em geral, são multifatoriais, ou seja, a dor não é causa unicamente pelo fator físico, por isso, sentir mais dor não necessariamente quer dizer que a situação real da coluna está pior.
– É seguro, desde que de forma adequada.
– Em longo prazo, a falta de movimentos não ajuda em nada. Causa apenas uma sensação momentânea de alívio, mas não trata o problema.
– Praticado corretamente é bom e seguro, além de melhorar a percepção da dor por liberar hormônios responsáveis pela sensação de prazer