Depressão e Dores Musculares

Depressão e Dores Musculares

Você sabia que a dor crônica é capaz de levar um indivíduo à depressão? Há muitos casos de pessoas que comprovam essa informação. E isso se dá através da redução dos mediadores químicos que modulam a dor, como é o caso da serotonina e noradrenalina.

O contrário também pode acontecer: um indivíduo depressivo sofrer com limitações físicas e funcionais. Fato que é agravado se o indivíduo não praticar atividade física.

Embora estudados de modo incisivo, os mecanismos pelos quais ocorre a interação entre a mente e o corpo ainda não são totalmente compreendidos, mas há evidências recentes de grande relevância clínica: é comprovada a piora do quadro clínico de diversas patologias em indivíduos depressivos ou mesmo o surgimento de dores inespecíficas de pessoas com forte abalo emocional, como tristeza, stress ou ansiedade, por exemplo.

São estes fatores associados que contribuem para uma significativa perda da qualidade de vida da pessoa, comprometendo o bom rendimento em atividades diárias, profissionais ou de convivência em sociedade. Daí a importância da prática regular de exercícios físicos, o consumo de alimentos saudáveis e a prevenção/tratamento das patologias.

Deixe um comentário

Comentário (requeridos)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requeridos)
E-mail (requeridos)

Anti-spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.