Atitudes do dia a dia que prejudicam a coluna

Atitudes do dia a dia que prejudicam a coluna

Você acha que sentir dor nas costas é normal? Qualquer dor sempre será um sinal de alerta, indicando que há algo de errado em seu corpo e que, por isso, a região afetada pelo sintoma doloroso merece uma atenção especial.

No caso da dor nas costas, o acometimento da coluna por diversas doenças pode estar associado, entretanto, alguns hábitos do indivíduo também podem favorecer o surgimento de dores na região.

3 hábitos do seu dia a dia que comprometem a saúde da coluna

– Postura incorreta no uso do computador: se você passa muitas horas em frente ao computador (seja no trabalho ou em casa) com uma postura inadequada, o surgimento de dores na coluna é questão de tempo. A dica é reduzir o tempo de uso da ferramenta e, sempre que precisar fazê-lo, observar atentamente a postura. Se você trabalha com o computador, atente para a ergonomia, ajustando corretamente a tela do computador, a altura da cadeira e da mesa e outras características necessárias à manutenção de uma boa postura. No caso do uso de computador portátil é preciso ainda mais cuidado: é aconselhável utilizar o notebook em um suporte específico (sempre com a tela na altura dos olhos) e não sobre as pernas, por exemplo. O mesmo cuidado vale para smartphones, nunca se deve inclinar o pescoço para alcançar a tela, isso prejudica a coluna cervical. Também é importante fazer pausas durante o uso do computador para alongar a coluna, evitando os riscos de incômodos na região.

– Dormir em posição errada: quem nunca acordou com aquela dor nas costas ou no pescoço? O que muitas pessoas não sabem é que a posição na hora de dormir é o que faz toda a diferença. Para dormir, a melhor posição é a deitada completamente de lado, pois é possível manter a coluna mais alinhada. Nesta posição, o travesseiro deve ter a altura do ombro para que a cabeça não fique inclinada. Também é importante colocar um travesseiro entre os joelhos, manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado. Dormir de barriga para cima não é muito aconselhável, mas se esta for a sua posição preferida, opte pelo uso de um travesseiro mais baixo sob a cabeça para não promover tensões à musculatura cervical e outro travesseiro embaixo dos joelhos para relaxar os músculos da lombar e das coxas. A posição de bruços é a mais prejudicial para dormir e mesmo que você se sinta, aparentemente, confortável nela, procure evitá-la, pois os prejuízos à coluna e a outras regiões do corpo são bem mais prováveis de surgir.

– Ausência de exercícios físicos e má alimentação: se você não pratica nenhuma atividade física regularmente e ainda consome alimentos pobres em nutrientes ou se alimenta sem qualquer controle equilibrado de horas, a sua coluna e o seu corpo inteiro estão suscetíveis às dores e outros problemas graves. Ser sedentário compromete a saúde. Os exercícios físicos ajudam bastante no fortalecimento da coluna e do corpo, por isso, vale à pena investir na prática regular de uma atividade física. E não se esqueça de cuidar da sua alimentação para evitar, inclusive, o sobrepeso que também traz malefícios à coluna.

Fonte: Hérnia de Disco

Deixe um comentário

Comentário (requeridos)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requeridos)
E-mail (requeridos)

Anti-spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.