RMA da Coluna Vertebral trata dor nas costas e lesões degenerativas da coluna de forma completa

Cuidados que podem evitar as dores nas costas
maio 12, 2016
Hérnia de Disco na Coluna Cervical
maio 19, 2016

Reconstrução Músculo-articular da Coluna Vertebral promove o tratamento de doenças degenerativas da coluna e dores nas costas, evitando cirurgias e promovendo recuperação multidisciplinar com início, meio e fim

RMA da coluna vertebralAs dores nas costas e problemas degenerativos da coluna já são considerados uma epidemia mundial, sendo a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho segundo o IBGE, com mais de 6 milhões e 500 mil pessoas com hérnia de disco só no Brasil. Apesar das estatísticas, e do envelhecimento da população, que trará inevitável aumento no número de casos, o sistema de saúde e a população em geral ainda tendem a lidar com o problema de forma muito pontual, negligenciando que as doenças degenerativas da coluna e dores nas costas possuem causas multifatoriais e, como tal, exigem tratamento multidisciplinar e contínuo, proposta trazida para o Brasil pelo RMA da Coluna Vertebral.

A fisioterapia muito tem avançado, com tecnologias de última geração e técnicas cada vez mais assertivas para o tratamento das doenças degenerativas da coluna e dores nas costas. Assim, se reduz cada vez mais a parcela que necessita de alguma intervenção cirúrgica nesses casos.

RMA da coluna vertebralA premissa básica do RMA da Coluna Vertebral, mais moderna linha de tratamento para doenças degenerativas da coluna e dores nas costas, é a de que não bastam apenas as sessões de fisioterapia tradicionais. O tratamento multidisciplinar leva em consideração fator psicológico, hábitos de vida, fisioterapia manual, inclusão de atividades físicas e, quando necessário, utiliza-se das mesas de tração e descompressão, tecnologia de ponta trazida para o Brasil dos Estados Unidos no início dos anos 2000 pelo fundador do ITC Vertebral, Helder Montenegro.

Após os primeiros contatos e testes com os equipamentos mais avançados da fisioterapia em eventos da área no início dos anos 2000, ele pôde elaborar um tratamento completo, com início, meio e fim. “O objetivo era fazer com que o paciente participasse de todas as etapas do tratamento sem desistir no meio do caminho”, conta ele.

Foi então que todas estas experiências deram origem ao programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA da Coluna Vertebral), em 2005. O modelo vem se aperfeiçoando cientificamente com a participação e troca de informações entre o grupo com mais de 200 fisioterapeutas em todo o Brasil.

tratamento-hérnia-de-discoA Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral pode ser usada para o tratamento de diversos tipos de lesões da coluna, como hérnia de disco lombar, hérnia de disco cervical, lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protrusão discal, espondilose, espondilolistese, artrose, etc.

Para cada tipo de dor e para cada tipo de lesão, existe um caminho e uma técnica a ser seguida. Em alguns casos, o ideal é a manipulação com fortalecimento muscular; em outros, usa-se a mesa de flexão com a preferência de movimento. São muitas alternativas, mas nunca são utilizadas todas ao mesmo tempo. “É importante que a sociedade compreenda que uma única técnica não reabilita, não recupera”, alerta o sócio-diretor do FortaleSer, clinica filiada ao ITC Vertebral em Belo Horizonte, Rodrigo Moura.

As pesquisas científicas sustentam o constante avanço tecnológico do método de tratamento. “Tivemos que acirrar nossos investimentos, intensificar nossos estudos e modificar a abordagem clínica com a qual trabalhávamos, o que tornou os resultados bem mais positivos”, afirma ele. E o objetivo aperfeiçoar ainda mais, por isso, o ITC Vertebral dispõe de um departamento científico que não para de se reciclar, pesquisar e desenvolver novas alternativas.corpo-em-atividade-boa-postura-coluna-saudável

O RMA da Coluna Vertebral tem uma base científica chamada “Subgrupo” ou “Subclassificação das dores na coluna”. Estas pesquisas foram realizadas, inicialmente, em Pittsburgh (EUA) e depois revisadas e comprovadas por inúmeros cientistas. O programa foi aperfeiçoado também pela fisioterapia brasileira, e tem passado por constantes inovações, de forma que o tratamento é qualificado progressivamente.

Marque sua consulta.

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!