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Você já ouviu aquela famosa expressão que diz: “É melhor prevenir do que remediar”? Quando o assunto é saúde, ela traduz claramente a atitude mais segura a se tomar. Se hoje você sente dores nas costas, saiba que o problema não surgiu da noite para o dia. Quase sempre as doenças que acometem a coluna vertebral têm suas raízes causadoras bem cedo, mas como os sintomas, normalmente, podem aparecer somente a longo prazo, a pessoa não percebe que já possui algum problema na coluna e vai “contornando” a situação com a automedicação ou outras opções que só oferecem alívio momentâneo e não a erradicação da causa.

A má postura e seus efeitos negativos

Um dos grandes responsáveis pelo surgimento de problemas na coluna vertebral é a má postura. Vícios posturais já durante a infância podem acarretar efeitos extremamente nocivos à região, gerando desvios ou até mesmo patologias crônicas. Manter hábitos incorretos de postura na vida adulta, também contribui para reforçar os impactos negativos à coluna.

É importante compreender que existe uma postura correta para tudo. Se você se deita, há uma maneira correta de fazê-lo; se está sentado na cadeira do trabalho, precisa adotar uma postura específica; se pratica alguma atividade física, também deverá reter atenção à postura, etc. Dessa forma, cuidar bem da postura em todas as situações é prioridade.

O sobrepeso prejudica a saúde da coluna

O excesso de peso sobre o corpo ou do próprio corpo oferece um maior desgaste (além do desgaste natural provocado pelo envelhecimento) às estruturas da coluna vertebral. No primeiro caso, os danos ficam por conta do uso de determinados acessórios (bolsas, mochilas, malas, etc) e carregamento de objetos com carga excessiva e, no segundo caso, os riscos correspondem ao sobrepeso corporal: pessoas que estão acima do peso ou já são consideradas obesas.

É muito importante observar o peso que carrega dentro de acessórios, por exemplo. Procure levar somente o essencial. Praticar atividades físicas para fugir do sedentarismo e manter o peso do corpo equilibrado é também fundamental para evitar os prejuízos à coluna. Sem contar que exercícios físicos específicos ajudam ainda no fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna, que se torna mais resistente aos impactos externos.

Outros cuidados para evitar as dores nas costas

– Evitar o excesso de práticas desportivas;

– Adotar um estilo de vida mais saudável, evitando o tabagismo e o álcool e optando por uma alimentação equilibrada;

– Realizar alongamentos diários, principalmente no trabalho (alongue-se em pequenos intervalos para evitar a manutenção de uma mesma posição durante o serviço), etc.

Via: Hérnia de Disco

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Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

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