Temperatura amena exige cuidados para evitar lesões durante a corrida

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Tempo gelado muda a forma como o corpo humano trabalha. Músculos e articulações sentem ação do clima e são afetados pelo frio, tornando o aquecimento indispensável.

O frio está chegando e com ele podem vir também problemas para os corredores. O clima de inverno soma mais uma peça ao quebra-cabeças em que vários fatores contribuem conjuntamente para o aparecimento de lesões na corrida. Prestar mais atenção às questões do frio se torna um cuidado necessário nessa época do ano.

O tempo gelado muda a forma como nosso corpo trabalha. O sangue se desloca das extremidades em direção ao centro do corpo, deixando pernas e braços com menos sangue, para que os órgãos vitais sejam favorecidos. Essa alteração coloca os músculos da corrida em uma situação perigosa e suscetível a lesões. Por isso, o aquecimento antes de correr, que já era importante no calor, se torna indispensável no inverno. Um início de atividade mais lento irá aquecer o corpo e voltar a distribuir melhor o sangue para os músculos das pernas.

Além dos músculos, nossas articulações também sentem a ação do clima. O frio tende a nos deixar mais parados e até encolhidos, o que compromete a lubrificação das articulações. Nossas juntas dependem de movimento para produzir o líquido que as mantêm lubrificadas e, dessa forma, a diminuição do movimento pode representar uma situação de risco. O aquecimento antes da corrida também irá agir nessa questão, movendo as articulações e as deixando mais preparadas para o exercício.

Algumas pessoas podem sentir os tendões e fáscias mais rígidos no frio, principalmente aquelas que já sofreram com lesões nessas estruturas, como o tendão de Aquiles (na região do calcanhar) e a banda iliotibial (na lateral da perna). É importante manter uma flexibilidade normal para uma corrida saudável, e sessões de alongamento vão ajudar nisso. O ideal é que elas sejam feitas em um momento distinto ao treino de corrida.

Reserve dez minutos antes de correr a um bom aquecimento, lento e progressivo, e deixe o alongamento para outra ocasião. O inverno pode representar um vilão para as lesões na corrida, mas é possível combatê-lo. Com um bom aquecimento antes da corrida e cuidados com as articulações, os perigos das baixas temperaturas são minimizados.

Fonte: Eu Atleta | Por: Raquel Castanharo | Foto: Getty Images

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Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

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