Consumo exagerado de açúcar pode causar dores musculares

Consumo exagerado de açúcar pode causar dores musculares

Páscoa chegando e a espera pelos chocolates já começa a instigar o paladar de muita gente. Que o açúcar em excesso faz mal à saúde, muita gente sabe, ou pelo menos ouviu falar. Mas você sabia que o excesso de açúcar pode provocar até mesmo dores musculares?

Isso é observado em casos mais avançados e constantes de uma glicemia descontrolada, tendendo a hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue) e diabetes. Quando isso ocorre, é comum que a pessoa sinta, além das dores, formigamento e dormência nas pernas.

Excesso de açúcar no sangue pode causar dores nos músculos

Excesso de açúcar no sangue pode causar dores nos músculos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias ingeridas no dia. Dentro de uma alimentação saudável, isso equivale a 50 gramas ou cinco colheres de sopa. No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o consumo de açúcar pelo brasileiro corresponde a 16,7% do total de calorias diárias, ou seja, 67% a mais do que o indicado.

Veja algumas dicas para evitar grandes prejuízos para sua saúde, e moderação nesta Páscoa!

Tolerância zero: A quantidade ideal de consumo de açúcar refinado é zero. Por isso, é importante diminuir o uso até que ele seja eliminado da dieta.

Porção diária: Moderação é preciso até ao comer frutas frescas, inteiras e com casca. O programa de emagrecimento do Vigilantes do peso indica a ingestão de duas porções ao dia.

Melhores opções: As frutas com menos frutose são laranja lima, limão, cranberry (oxicoco) fresco, maracujá, damasco fresco, goiaba, melão cantaloupe, framboesa, tangerina, kiwi, amora, carambola, morango, abacaxi, nectarina e pêssego.

Piores opções: As frutas com mais frutose são as frutas secas ou desidratadas (damascos, figos, tâmaras e uva passa), manga, uva, pera, melancia, caqui, maçã, mirtilo, banana, melão comum e laranja.

Durante a Páscoa, é comum o consumo abusivo de açúcar

Durante a Páscoa, é comum o consumo abusivo de açúcar

Industrializados: Alimentos processados que mais contribuem para o excesso de açúcar na dieta: refrigerante comum, chocolate branco e ao leite, achocolatado em pó, leite condensado, biscoitos recheados, bolos, sorvete. Produtos que não são doces, mas contêm açúcar: biscoito de polvilho, maionese, milho em conserva, molho shoyo, massas e pães, molhos prontos e ketchup.

Condimentos: Adicionar canela, cravo, cardamomo, gengibre em pó e noz-moscada em pó às receitas realça o sabor doce e diminui a necessidade do uso de açúcar.

*Com informações do Jornal Zero Hora

Deixe um comentário

Comentário (requeridos)

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requeridos)
E-mail (requeridos)

Anti-spam * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.