Exercícios de alta intensidade na terceira idade podem prevenir lesões

Exercícios de alta intensidade na terceira idade podem prevenir lesões

Antes de praticar as atividades com sobrecarga, idosos devem fazer exames médicos e ter o acompanhamento de um profissional de educação física na hora dos exercícios.

O aumento da velocidade, da carga e o gasto calórico envolvido são os fatores que determinam os exercícios de alta intensidade. A sobrecarga neste tipo de atividade irá dar mais facilidade para as pessoas de terceira idade executarem as atividades simples do dia a dia. Mas para iniciar este tipo de tratamento, é necessário uma preparação específica.

– É importante aprender o movimento, realizar o movimento com técnica, para depois disso poder aumentar a carga, e por consequência, a intensidade dos exercícios – explica Daniel Guimarães, especialista em treinamentos coletivos.

O consultor Domingo Chabalgoity, de 67 anos, garante que a prática de exercícios de alta intensidade melhoraram muito sua disposição.

– Eu me sinto muito melhor depois que comecei a fazer. Fazer 20 a 25 minutos a todo vapor é muito melhor do que fazer 40 minutos devagar, a sensação é incrível . Depois de 3 ou 4 semanas você sente que faz muita diferença.

A prática deste tipo de exercício pode ser muito importante para pessoas de terceira idade. Além de melhorar o desempenho, pode também prevenir lesões e algumas doenças. Mas Daniel Guimarães afirma que para realizar tudo isso, o auxílio de um profissional é essencial.

– Com o passar dos anos você adquiri doenças e limitações como a osteoporose, e a atividade em uma intensidade ideal com impacto moderado, ela melhora este tipo de prevenção. Mas é importantíssimo fazer essa atividade com a supervisão de um profissional de educação física.

Fonte: Eu Atleta | Foto: Getty Images

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