Exercícios de alta intensidade na terceira idade podem prevenir lesões

Não fique parado! Saiba como sair do sedentarismo de maneira correta
fevereiro 10, 2016
7 dicas para proteger sua coluna nos afazeres doméstico
fevereiro 17, 2016

Antes de praticar as atividades com sobrecarga, idosos devem fazer exames médicos e ter o acompanhamento de um profissional de educação física na hora dos exercícios.

O aumento da velocidade, da carga e o gasto calórico envolvido são os fatores que determinam os exercícios de alta intensidade. A sobrecarga neste tipo de atividade irá dar mais facilidade para as pessoas de terceira idade executarem as atividades simples do dia a dia. Mas para iniciar este tipo de tratamento, é necessário uma preparação específica.

– É importante aprender o movimento, realizar o movimento com técnica, para depois disso poder aumentar a carga, e por consequência, a intensidade dos exercícios – explica Daniel Guimarães, especialista em treinamentos coletivos.

O consultor Domingo Chabalgoity, de 67 anos, garante que a prática de exercícios de alta intensidade melhoraram muito sua disposição.

– Eu me sinto muito melhor depois que comecei a fazer. Fazer 20 a 25 minutos a todo vapor é muito melhor do que fazer 40 minutos devagar, a sensação é incrível . Depois de 3 ou 4 semanas você sente que faz muita diferença.

A prática deste tipo de exercício pode ser muito importante para pessoas de terceira idade. Além de melhorar o desempenho, pode também prevenir lesões e algumas doenças. Mas Daniel Guimarães afirma que para realizar tudo isso, o auxílio de um profissional é essencial.

– Com o passar dos anos você adquiri doenças e limitações como a osteoporose, e a atividade em uma intensidade ideal com impacto moderado, ela melhora este tipo de prevenção. Mas é importantíssimo fazer essa atividade com a supervisão de um profissional de educação física.

Fonte: Eu Atleta | Foto: Getty Images

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!