Está de férias? Veja 6 formas de aliar atividade física e prazer

Está de férias? Veja 6 formas de aliar atividade física e prazer

ferias-atividade-fisicaEm época de férias, é normal: a gente aproveita mesmo o tempo livre para ficar mais tempo curtindo a preguiça. Mas bom mesmo é conseguir aliar o descanso das férias, ao prazer da atividade física, afinal, a prática leva à liberação de hormônios que trazem a sensação de bem estar, como endorfina e serotonina.

E o benefício pode ser adquirido com atividade física de intensidade e níveis de exigência cardiovascular e muscular variados – desde uma caminhada, a um passeio de bicicleta, até a corrida ou atividades de aventura, as opções são muitas, e muitas vezes democráticas.

Para aproveitar nas férias, só depende da sua disposição, pois certamente alguma delas vai se encaixar ao perfil do local escolhido. Veja abaixo algumas sugestões de acordo com o tipo de localidade:

1) Caminhada

Gostamos da caminhada porque ela é uma atividade física versátil e praticamente toda pessoa pode usufruir de seus benefícios. Pode ser feita em qualquer lugar, por pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico. É uma boa opção para lugares com belezas naturais, principalmente locais bem arborizados, ou destinos mais silvestres, afinal, quem não gosta de um passeio sob as árvores num lugar bem fresquinho?

corrida-na-praia-22) Corrida

Assim como a caminhada, é super versátil por não necessitar de praticamente nenhum tipo de acessório exuberante, basta um par de tênis, meias, uma roupa mais leve e muita disposição. Já experimentou uma manhã de corrida na orla de uma praia? Nada melhor para começar o dia, e manter o corpo em forma, devido ao alto gasto calórico proporcionado pela prática.

Se você nunca correu, prefira começar pela caminhada. É importante que faça testes físicos e médicos, além do acompanhamento de um profissional que possa te ajudar na transição para essa atividade física com segurança.

3) Rapel e escalada

Os esportes de aventura são comuns em determinados destinos, como algumas cidades do interior de Minas Gerais, e no Rio de Janeiro. Rapel e escalada são ótimas atividades em termos de gasto calórico, e serão úteis para te manter ativo durante uma viagem, sem falar no contato com a natureza que eles costumam proporcionar. Lembre-se sempre de procurar ajuda de profissionais especializados, principalmente no caso desse tipo de atividade física, que demanda equipamentos de segurança e técnicas mais elaboradas.

mergulho-24) Mergulho

Há quem diga que mergulhar traz uma das sensações mais mágicas e tranquilizantes possíveis. E o melhor: em 1h de mergulho é possível gastar o equivalente a até 900 calorias. Assim, passar um tempo se movimentando junto às criaturas marinhas é, além de relaxante, uma ótima opção de atividade física para as férias.

5) Caiaque

Em praias de águas mais tranquilas ou menores, já é comum encontrar aluguel de caiaques. Você poderá explorar mais a fundo o litoral, e exercitar, ao mesmo tempo, uma série de grupos musculares, isso porque os movimentos do remo exercitam não só os braços, como demandam também o esforço abdominal para manter o equilíbrio. A prática correta da atividade exercita até mesmo a musculatura das pernas, fazendo com que seja um dos tipos mais completos de atividades física existentes.

ciclismo-36) Ciclismo

O legal da bicicleta é que, realmente, se você aprendeu a prática em algum momento de sua vida, você nunca mais esquece. Para muitas pessoas, traz boas memórias da infância, o que amplia o bem estar trazido pela atividade. É muito usada em locais mais planos, como o litoral, ou o centro oeste brasileiro. E se você for viajar para a Europa, saiba que é um dos principais meios de transporte em muitos países por lá.

É uma ótima atividade física para explorar novos lugares, sem precisar gastar muito tempo com o deslocamento. Se for pedalar dentro de alguma cidade, é interessante procurar por grupos de ciclistas – sempre lembrando de usar equipamentos de segurança, principalmente o capacete. Em alguns casos, encontram-se até mesmo city tours de bicicleta. Da mesma forma, se preferir explorar as trilhas em meio à natureza, é importante que seja acompanhado e instruído por profissionais e, caso não tenha muita experiência, escolha trilhas mais simples, amplas e com menos trechos desafiadores.

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