Certo e errado: 10 Dicas de postura para o seu dia a dia

Certo e errado: 10 Dicas de postura para o seu dia a dia
  • 1. Ao arrumar as gavetas

Arrumar-as-gavetas-ERRADO-e-CERTOErrado: Curvar o tronco para frente sobrecarrega a coluna lombar, e pode gerar dores imediatas. Quanto mais tempo nessa posição, mais a dor pode se agravar.

Certo: Assente-se num pequeno banco, mantendo a coluna alinhada e protegida, e os músculos transversos do abdômen contraídos.

 

  • 2. Ao varrer embaixo dos móveis

Ao-varrer-debaixo-dos-móveis-ERRADO-e-CERTOErrado: Varrer de pé, curvando a coluna para frente.

Certo: Um banco bem baixo para sentar pode resolver o problema, você pode também ficar agachado, mantendo o abdômen contraído.

 

 

 

  • 3. Ao arrumar a casa e afastar os móveis

arrumando-a-casa-e-afastando-os-móveisErrado: Empurrar ou levantar móveis sozinho pode gerar sobrecarga da coluna, com dor imediata.

Certo: Peça ajuda para afastar móveis pesados. Os joelhos dobrados, os pés afastados e o abdômen contraído também ajudam a proteger a coluna.

 

 

  • 4. Ao estender as roupas no varal

Estendendo-as-roupas-no-varal-ERRADO-e-CERTOErrado: Subir muito os braços segurando as roupas para alcançar o varal pode gerar sobrecarga na região cervical da coluna

Certo: Coloque o varal numa altura compatível com a sua. O ideal é que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros ao dependurar a roupa.

 

 

 

  • 5. Deitando e levantando

Posturas-INCORRETAS-ao-levantar

Errado: Levantar da cama de forma repentina, forçando o tronco para frente e para cima causa grande esforço da musculatura abdominal e muita sobrecarga na coluna lombar. O mesmo ocorre ao deitar-se de uma vez e de costas.

 

 

Posturas-CORRETAS-ao-deitarem-se-ou-levantarem-seCerto: Primeiro, sente-se na borda da cama. Depois, deite-se de lado, com a ajuda do cotovelo e da mão. Neste momento, faça com que as pernas venham também para a cama.

 

 

 

  • 6. Dormindo

Postura-INCORRETA-e-CORRETA-ao-dormirErrado: Dormir de barriga para baixo, principalmente se você tem dores na coluna, com irradiação para as pernas.

Certo: Dormir de lado, com um travesseiro ou apoio entre as pernas. Utilizar um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos preserva o perfeito alinhamento da coluna.

 

  • 7. Calçando os sapatos

postura-INCORRETA-e-CORRETA-ao-calçar-os-sapatosErrado: Curvar o tronco para frente, levando as mãos até os pés, é uma postura de risco para a coluna, assim como calçar-se na posição de pé.

Certo: Sentado em uma cadeira, cruze a perna de modo que você possa alcançar o sapato sem curvar a coluna para frente. Fique assentado também para vestir calça, calcinha, cueca e meias.

 

  • 8. Ao amamentar o bebê

Amamentando-o-bebê-ERRADO-e-CERTOErrado: Manter o peso da criança totalmente sobre os braços sobrecarrega ombros e pescoço. Assim como olhar para o bebê por muito tempo pode causar tensão nos músculos do pescoço e das costas, provocando a dor.

Certo: Apoie braços e pescoço, em uma posição bem relaxada. Procure não olhar para o bebê por muito tempo, e alterne o braço de apoio na próxima mamada.

 

  • 9. Ao banhar o bebê

Ao-banhar-o-bebê-ERRADO-e-CERTOErrado: Usar uma banheira muito mais baixa que sua altura pode ser doloroso, sobrecarregando coluna e joelhos, já que você precisará ficar agachada por muito tempo. A posição é insegura também para o bebê, que está em constante movimento.

Certo: A banheira deve ser elevada de forma que sua coluna permaneça ereta, pode estar sobre uma mesa, ou um suporte próprio. Deixe uma perna em frente a outra, assim o joelho se dobra, evitando que a coluna se curve para frente, e proporcionando um melhor apoio. Lembre-se sempre de contrair o abdômen.

  • 10. Ao retirar ou colocar o bebê no berço

Ao-retirar-ou-colocar-o-bebê-o-berço-ERRDO-e-CERTOErrado: Inclinar-se muito para frente gera sobrecarga na coluna, principalmente se as grades do berço impedirem o movimento de retirar ou colocar a criança, cujo peso intensifica a má postura.

Certo: Lembre-se de manter a criança próxima ao seu corpo, evitando sobrecarregar braços e ombros. Contraia os músculos abdominais. Fique de lado, e utilize o movimento das pernas, colocando uma na frente da outra, assim o joelho se dobra, evitando que a coluna se curve para frente para chegar até o bebê.

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