Exercícios durante a gravidez podem prevenir diabetes e ganho de peso em excesso

Pesquisadores avaliam quais exercícios melhoram a qualidade do sono
junho 8, 2015
Exercícios leves podem fazer tão bem para idosos quanto os moderados
junho 16, 2015

Pesquisa ressalta a importância da prática moderada de atividade física para a saúde da mãe e do bebê.

Além de ajudar a reduzir o ganho de peso característico das gestações, praticar atividades físicas moderadas durante nesse período também pode diminuir as chances da mãe desenvolver diabetes gestacional, aponta um estudo espanhol publicado no International Journal of Obstetrics and Gynaecology.

A diabetes gestacional é uma das complicações mais frequentes durante a gravidez e está associada ao aumento do risco de problemas graves, incluindo pré-eclâmpsia — disfunção dos vasos sanguíneos —, hipertensão e parto prematuro. Esse tipo de diabetes também gera efeitos a longo prazo, como tolerância à glicose e diabetes do tipo 2. Os bebês de mães que desenvolvem a doença durante a gravidez são mais propensos a sofrer com sobrepeso ou obesidade, e a ter mais riscos de também desenvolver diabetes. Ganhar mais peso do que o recomendado para o período da gravidez acarreta a ameaças semelhantes, e essas mulheres podem ainda apresentar mais dificuldades para emagrecer depois do nascimento da criança.

A pesquisa avaliou os efeitos de atividades em níveis moderados — iniciados no segundo trimestre de gravidez — para 2,8 mil gestantes saudáveis que se exercitaram muito ou nada.

As conclusões mostram que a prática de atividade física reduziu o risco de diabetes gestacional em mais de 30%. Para as mulheres que já costumavam se exercitar durante a gravidez, o índice foi melhor: 36%. Pesquisadores afirmaram que os resultados foram ainda mais significativos para aquelas que combinavam tonificação, força, flexibilidade e exercícios aeróbicos.

— Exercício físico não é algo a ser temido durante a gravidez. As atividades em níveis moderados observadas no estudo teve efeitos significativamente positivos para a saúde, mostrando-se seguras tanto para a mãe quanto para o bebê — afirmou Gema Sanabria Martinez, da Universidade de Virgem de la Luz.

Fonte: Zero Hora | Foto: Ver Descrição / Agencia RBS

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!