Exercícios em grupo na beira da praia animam a terceira idade

Projeto conta a história de pessoas que se recusam a envelhecer
fevereiro 2, 2015
Consumo de castanha pode melhorar função cognitiva
fevereiro 4, 2015

Em diferentes praias do Litoral Norte e Sul, mulheres e homens se encontram para uma hora de ginástica nas areias.

Quem frequenta a beira da praia logo cedo, encontra as areias e calçadas mais vazias, ouve o barulho do mar predominar e vê o sol levantar uma luz especial no vai e vem das ondas. Mas pouco antes das 7h, um grupo de cerca de 50 pessoas se concentra na frente de um palco e a música começa.

Alguns passantes se anima e vão aumentando o número na concentração, outros vêm menos vezes, mas a maior parte praticamente bate cartão todos os dias. O professor sobe ao palco e guia a turma. Começa com alongamento e logo todo mundo está pulando, batendo palma, levantando as mãos, perna para um lado e pro outro. Uma hora depois, suados, mas sorrindo, satisfeitos com mais um dia em que começam ativos.

– Como é uma turma que não acompanhamos em outras atividades físicas e nem durante o resto do ano, preparamos exercícios que qualquer pessoa pode fazer e orientamos que cada um siga seu próprio ritmo. Mesmo quem que não consegue pular sente os efeitos dos exercícios. O dia rende muito mais – conta a professora Melissa Stoffel, responsável pela Ginástica do Sesc.

Os exercícios da beira da praia tem um clima diferente das academias ou das ruas das cidades longe do litoral. Por isso, é o público da terceira idade quem mais procura as atividades.

– Muitos vão com o intuito de fazer algo diferente, fazem amigos, se encontram depois da ginástica para tomar um chimarrão. É um momento que traz muito prazer aos mais velhos e estimula-os a continuarem se mexendo durante todo o ano.

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Escola de Educação Física da Unicamp entrevistou idosos que praticavam exercícios na beira da praia e verificou que 84,37% atribuíram felicidade e saúde como significados dos exercícios de frente para o mar.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que a atividade seja prazerosa.

– Na beira da praia, eles ficam mais expostos ao sol, portanto protetor solar e boné são recomendados. Tomar café da manhã antes de ir para a areia também é obrigatório – explica a professora.

Também é recomendado levar uma garrafa de água bem gelada e ter um momento de repouso para se recuperar para o próximo dia.

– A exigência muscular nas areia é maior do que em lugares planos, como numa pista de caminhada ou na academia. Tênis é a melhor opção para garantir segurança, assim como uma roupa confortável e leve.

Fonte: Zero Hora | Foto: Claudio Etges / Divulgação Sesc

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento
Estamos online!