Conheça cinco alimentos para proteger os ossos

Mudar hábitos mesmo após os 70 pode aumentar em cinco anos a expectativa de vida
janeiro 15, 2015
Cinco filmes para entender o processo de envelhecimento
janeiro 26, 2015

Sais de potássio podem proteger a saúde dos ossos, diz pesquisa.

Uma pesquisa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, descobriu que sais de potássio, como bicarbonato e citrato, desempenham um papel importante na qualidade da saúde dos ossos. Presentes em abundância em frutas e vegetais, as substâncias se originam do potássio. A pesquisa mostrou que o consumo desses alimentos aumenta a força dos ossos e reduz a excreção de cálcio na urina.

– Os sair de potássio neutralizam o excesso de ácido e preservam a saúde dos ossos. Excesso de ácido no corpo é comum em dietas ricas em consumo de animais e proteínas de cereais – disse Helen Lambert, responsável pelo estudo.

A osteoporose é um dos problemas que mais acomete os idosos em todo o mundo. De acordo com os pesquisadores, uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos vão sofrer com fraturas devido à falta de cuidado com a saúde dos ossos.

Helen explica que, além de beber leite, comer mais frutas e vegetais todos os dias pode ser uma forma de aumentar a força dos ossos e prevenir a osteoporose.

Conheça cinco alimentos ricos em sais de potássio que devem ser consumidos todos os dias:

1. Batata doce
Rico em antioxidantes, a batata doce reforça o sistema imunológico, protege do Alzheimer, Parkinson e doenças hepáticas. Além disso, também possui vitamina C, que retarda o envelhecimento da pele ao estimular a produção de colágeno; vitaminas A e B e altos índices de sais minerais, como potássio, o fósforo, ferro e cálcio.

2. Soja
Melhorar as funções cognitivas é um dos grandes benefícios da soja. ela também ajuda a diminuir os radicais livres e ainda contribui para a regulação dos hormônios. Também é rico em proteínas, vitaminas, gorduras insaturadas e minerais antioxidantes.

3. Banana
É a fruta mais conhecida por conter potássio. A banana reduz a perda de cálcio pelo organismo e controla a pressão arterial exatamente porque é rica em potássio.Isso porque a substância ajuda na absorção de cálcio e também diminuiu os efeitos do excesso de sódio no organismo.

4. Laranja
Um copo de 200ml de suco de laranja fornece 450mg de potássio, 13% da quantidade diária recomendada.

5. Abacaxi
O abacaxi atua na absorção de cálcio. Além disso, a fruta tem ação anti-inflamatória e anticoagulante e é rica em manganês, um mineral que fortalece os ossos.

Fonte: Zero Hora | Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento