Batata doce fornece energia e ajuda a emagrecer

Técnica ajuda a manter a postura correta sem tensionar o corpo
outubro 13, 2014
Dieta e caminhada diária na gravidez trazem benefícios ao bebê
outubro 17, 2014

Conheça as propriedades do tubérculo que é o queridinho dos atletas e das dietas.

Um alimento pode ser doce, rico em carboidrato e saudável ao mesmo tempo? Pois a batata doce consegue reunir todas essas características e ainda dar uma forcinha para quem luta contra o excesso de peso. O tubérculo é rico em carboidratos complexos, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, potássio e fósforo. Possui também sais minerais antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

Sua principal vantagem em relação à batata inglesa é um menor índice glicêmico. Isso significa que ela libera a glicose na corrente sanguínea mais lentamente, fazendo com que o organismo absorva uma quantidade menor de açúcar, carboidrato e gordura, especialmente a abdominal que, de acordo com a nutricionista Vanessa Franzem Leite, é a mais perigosa para a nossa saúde. Apesar de ter menos calorias, a batata inglesa é composta quase somente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico. Ou seja, não indicada para os diabéticos e para quem quer emagrecer.

– Os alimentos de baixo ou médio índice glicêmico proporcionam mais saciedade, energia e são digeridos mais lentamente, evitando o acúmulo de gordura corporal – explica Vanessa.

A batata doce também é uma excelente opção para os atletas, pois alia boas doses de energia com baixo nível de gordura. Sua ingestão é recomendada uma ou duas horas antes da prática de atividades físicas intensas.

– Ela contém carboidratos que fornecem energia gradativamente para as atividades biológicas do corpo e para o bom desempenho nos exercícios físicos e nas tarefas do dia a dia. Além disso, a batata doce é rica em fibras, ajudando a flora intestinal a funcionar corretamente – explica a nutricionista Heloisa Helena Carvalho.

Mas não dá para exagerar na quantidade: Heloisa recomenda ingerir até 120g em uma refeição equilibrada e bem colorida.

Doce x inglesa

Substituir a batata inglesa pela doce é uma boa ideia, pois ela contém muito mais nutrientes. Compare:

Energia em calorias
Batata inglesa – 52
Batata doce – 77

Carboidratos
Batata inglesa – 11,9g
Batata doce – 18,4g

Fibra Alimentar
Batata doce – 2,2g
Batata inglesa – 1,3g

Cálcio

Batata doce – 17mg
Batata inglesa – 4mg

Vitaminas em geral
Batata doce – 23,8mg
Batata inglesa – 3,8mg

Porção de 100 g de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), desenvolvida pela Unicamp.

Fonte: Zero Hora | Foto: Vangelis Thomaidis / freeimages

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento