Imobilidade pode ser combatida com apenas 20 minutos de caminhada diária

Atividade física moderada pode ajudar a controlar o diabetes gestacional
junho 4, 2014
Estudo traça relação entre idade e tempo levado para correr maratonas
junho 4, 2014

Exercício moderado contribuiu para que idosos mantivessem a capacidade de andar até 18% mais elevada.

Uma caminhada de 20 minutos todos os dias poderia manter os idosos ativos e evitar deficiências, dizem alguns pesquisadores.

O primeiro estudo desse tipo mostra que a atividade diária nesta duração pode significar a diferença entre manter a mobilidade física ou ficar preso a uma cadeira em casa.

Constatou-se que o exercício moderado ajudou idosos a manter a sua capacidade de andar a uma taxa 18% maior do que aqueles que não se exercitavam.

O estudo da norte-americana Yale School of Medicine, coordenado pela Universidade da Flórida, também mostrou que aqueles que caminhavam regularmente eram um 25% menos propensos a se tornar permanentemente imóveis.

Os pesquisadores apresentaram os resultados na reunião anual do American College of Sports Medicine, em Orlando, e os publicaram no Jornal of the American Medical Association. Eles recrutaram 1.635 homens e mulheres sedentários com idades entre 70 e 89 anos.

Os participantes foram separados aleatoriamente em dois grupos e acompanhados por mais de dois anos. O primeiro grupo caminhou 150 minutos por semana e fez treinos de força, flexibilidade e de equilíbrio. O segundo assistiu a aulas de educação em saúde e realizou exercícios de alongamento. A equipe avaliou os participantes a cada seis meses, verificando sua mobilidade, peso, pressão arterial e outras medidas.

A equipe demonstrou que a atividade física diária prescrita pode evitar a perda da mobilidade em idosos, definido no estudo como a capacidade de andar 400 metros. O co-investigador e professor de epidemiologia e saúde pública da Universidade de Maryland, Jack Guralnik, afirma que a distância era um fator importante para os idosos.

— Quatrocentos metros é uma caminhada a partir do estacionamento até a loja, ou duas ou três quadras em torno do seu bairro. É uma distância importante na manutenção de uma vida independente— diz.

A atividade moderada ajudou os participantes a manter sua mobilidade a uma taxa de 18% maior do que os idosos que não se exercitavam, e houve 28% de redução no risco de perda permanente na capacidade de se locomover com facilidade. Imobilidade.

Fonte: Zero Hora

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento