Mulheres de 35 a 45 anos são as que mais praticam corrida

Cinco passos para sair do sedentarismo e começar a se exercitar
fevereiro 13, 2014
Guia de corrida para iniciantes
fevereiro 13, 2014

Pesquisa que traçou o perfil das corredoras brasileiras também mostrou que a maioria realiza o exercício há menos de três anos.

Metade das mulheres que praticam corrida no Brasil tem entre 35 e 45 anos de idade, sendo que maioria faz o exercício regularmente — mais de três vezes por semana. As corredoras tendem a ter elevados níveis econômicos e de escolaridade.

Esses são alguns dos resultados da pesquisa DNA de Corredora, feita pela empresa de eventos esportivos Iguana Sports com 5.267 mulheres. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, a maioria das corredoras pratica o exercício há pouco tempo: 61% correm há três anos ou menos, enquanto 20% realizam a atividade há mais de cinco anos. A maior parte das entrevistadas (72%) corre mais do que três vezes por semana. Apenas 28% praticam corrida menos de duas vezes semanais.

Melhorar a qualidade de vida é principal motivo para correr na opinião de quase metade das participantes do estudo. Outras razões apontadas foram: conquistar um corpo mais bonito (17%) e ter paixão por esportes em geral (13%). Além disso, 46% correm porque pretendem completar uma prova específica de corrida — de 10 quilômetros a alguma maratona no exterior. Somente 3% praticam o exercício porque querem se tornar atletas profissionais. 

O levantamento mostrou que corredoras tendem a apresentar um elevado nível econômico e de escolaridade. A maioria fez faculdade (43%) ou concluiu uma pós-graduação (40%). Além disso, 42% dessas mulheres têm renda familiar superior a 7 400 reais por mês, enquanto apenas 13% têm renda menor do que 1 700 reais. 

A prática — De maneira geral, as mulheres preferem o período da manhã para correr, e os principais locais para a prática do exercício são as ruas (40%), as academias (32%) e os parques (19%).

Para a maioria das entrevistadas, a corrida não é a única opção de atividade física: 75% disseram que também fazem academia. Suas modalidades favoritas são musculação (26%), ciclismo (14%), dança (14%), natação (13%), ginástica funcional (11%) e pilates (11%). Além disso, 62% das mulheres que correm afirmaram fazer dieta.

Fonte: Veja

FortaleSer
FortaleSer
Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico: Oferece serviços nas áreas de Fisioterapia e Educação Física tendo como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida por meio do exercício físico. Os profissionais especializados adotam uma filosofia baseada em evidências científicas enfocando a prevenção de lesões, o tratamento e o condicionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pré-Agendamento