Instituto TRATA

A parceria entre o FortaleSer e o Instituto TRATA oferece aos nossos clientes um programa exclusivo de tratamento para disfunções do joelho e quadril. O tratamento não-cirúrgico tem como fundamentos a evidência científica, tecnologia e experiência clínica. O professor Dr. Thiago Fukuda é o diretor científico do grupo, autor de muitas publicações sobre o tema e realizou seu Pós-Doutorado em Biomecânica pela University os Southern California. O método possui ampla evidência científica após 10 anos de pesquisa, mais de 60 publicações nas melhores revistas científicas do mundo.

Estas técnicas têm sido aplicadas em pacientes com artrose, tendinites, tendinopatias, condromalácea patelar, lesões de menisco, impacto femoroacetabular no quadril, bem como em reabilitação pós-operatória de reconstrução de LCA ou próteses de joelho e quadril.

Estes protocolos são baseados inicialmente em alívio da dor, relaxamento muscular, recursos anti-inflamatórios e estabilização segmentar. Em uma fase posterior, os pacientes evoluem para fortalecimento muscular específico e melhora de equilíbrio e gesto esportivo (quando atletas).

Avaliação Clínica Detalhada

item1

Especialistas em Joelho e Quadril avaliam o paciente e seu histórico, dando início ao tratamento de membros inferiores.

Avaliação Cinemática

item2

Software internacional com sistema 2D. Tecnologia avançada que permite analisar quaisquer alterações na força ou funcionalidade.

Protocolo Exclusivo de Atendimento

item3

Baseado em mais de 60 referências científicas. Foco no alinhamento biomecânico possibilitando maior qualidade de vida.

De uma forma geral, o protocolo segue algumas fases:

Fase 1: Eletrotermofototerapia

foto-nosso-tratamento-fase-i

Recursos como Laser de baixa intensidade e Terapia combinada são aplicados ao paciente com objetivo de alívio da dor, diminuição da inflamação e relaxamento muscular.

 

 

 

Fase 2: Terapia manual e Estabilização segmentar

foto-nosso-tratamento-fase-ii-a

foto-nosso-tratamento-fase-ii-bNesta fase, usamos técnicas de terapia manual como pressão isquêmica e mobilização articular com objetivo de melhorar o movimento e diminuir os espasmos musculares protetores. Em associação a estas técnicas, iniciamos exercícios de fortalecimento de músculos específicos de estabilização, também conhecidos como “estabilização segmentar”.

 

 

Fase 3: Fortalecimento, Equilíbrio e Correção biomecânica

foto-nosso-tratamento-fase-iiiNa fase final dos protocolos, intensificamos os exercícios de fortalecimento e sensório-motor, principalmente dos músculos-chave do controle da postura e movimento como glúteo máximo, médio, piriforme, gêmeos e obturadores (complexo póstero-lateral). Por fim, realizamos uma análise da postura estática e dinâmica para guiar o treino funcional.

 

 

Oferecemos o cuidado e a atenção igual com cada paciente, seja um atleta ou idoso.

Quem procura o Instituto TRATA?

  • O “atleta de final de semana” que possui lesões ligadas à prática de esporte amador;
  • Atletas de alto rendimento em casos como: lesões por sobrecarga, traumáticas ou tendinopatias;
  • Pessoas sedentárias que fazem pequenas atividades e acabam sendo afetadas;
  • Idosos com quadros degenerativos, com artrose no joelho ou quadril, mas que não querem operar, e buscam um tratamento conservador.

 

Não deixe nada atrapalhar suas atividades.
Está sentindo dor no quadril ou joelho?
Procure nossos especialistas qualificados.