Fisiofitness

O FortaleSer  Fisiofitness é um programa de condicionamento físico elaborado de acordo com o perfil de cada cliente com exercícios de pilates, treinamento funcional e musculação terapêutica. O programa pode ser utilizado na prevenção, recuperação e no pós-tratamento das desordens de caráter muscular, articular ou óssea. Nesses casos, atua em continuidade ao tratamento fisioterápico de lesões e dores musculoesqueléticas como hérnia de disco, protrusão de disco, dor no nervo ciático, lombalgia, cervicalgia entre outras. O Fisiofitness também pode ser indicado como complementação no tratamento de doenças sistêmicas tais como obesidade, diabetes, artrite reumatoide, osteoartrose, fibromialgia, hipertensão arterial e doenças vasculares. O objetivo é sanar as disfunções do movimento, recuperando sua execução saudável.

– Pilates

Na prática do Pilates, fortalecimento e alongamento andam de mãos dadas. O método trabalha seis princípios básicos que ajudam o praticante a melhorar sua saúde e habilidades específicas: concentração, fortalecimento do CORE (região central do corpo), respiração, fluidez, precisão e controle. Os exercícios do Pilates desenvolvem a musculatura dos membros inferiores e superiores uniformemente, corrigindo desvios posturais e desequilíbrios musculares, melhorando o equilíbrio, a flexibilidade e a estabilização das articulações.

– Treinamento funcional

O treinamento funcional enfatiza a qualidade dos movimentos coordenando ações primárias como agachar, saltar, puxar ou levantar; algumas vezes em bases instáveis e com acessórios como bolas, elásticos ou halteres para criar sobrecarga. A atividade desenvolve força, resistência, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. O diferencial do treinamento funcional é a capacidade de desenvolver os músculos não somente para torná-los mais fortes ou maiores, mas sim mais eficientes durante a execução do movimento. A progressão dos exercícios funcionais pode adequar o paciente a alguma atividade que o proporcione bem estar físico, ou pode preparar o corpo para um determinado esporte através de exercícios e treinamentos específicos para cada modalidade.

– Musculação Terapêutica

A musculação terapêutica é muito indicada e eficiente na manutenção da saúde durante o processo envelhecimento. Ela gera adaptações no organismo que auxiliam na prevenção e no tratamento de lesões e doenças. Entre essas mudanças, podemos citar fortalecimento muscular, aumento de mobilidade articular, fortalecimento dos ossos, melhora da resistência, equilíbrio, coordenação entre outras. A segurança do exercício resistido (com carga) está relacionada ao controle da posição do corpo, à amplitude e velocidade do movimento, à carga e grau de esforço. Essas variáveis são controladas de forma gradual para oferecer uma adaptação saudável e segura ao organismo do praticante, revertendo rapidamente muitos dos efeitos indesejáveis do envelhecimento sedentário. Por esses motivos, é uma atividade muito indicada para idosos.